Como tornar TODOS os INTERRUPTORES INTELIGENTES! Sem trocar de interruptor! UPDATE: Destacado abaixo a amarelo!

Volto à baila com este tema, que é dos mais procurados de sempre! A Sonoff tem finalmente no mercado o módulo que torna todos os teus interruptores inteligentes, sem que os tenhas de trocar...

O Problema dos Multi-Interruptores
Tenho falado aqui várias vezes de soluções para automatizar os estores e torna-los inteligentes, tens artigos aqui, aqui e aqui. Se se trata de uma simples solução isolada, como são os estores até aí muito bem, troca-se o interruptor e pronto! Problema resolvido e até muitas das vezes se ganha um interruptor bem mais atualizado em aspeto!

Existem ainda soluções interessantes de interruptores, que são utilizáveis em cenários isolados, mas que colocam vários problemas:
  • E a comutação de escada? Como se faz? 
  • E quando temos vários módulos de interruptores agrupados?
  • E quando temos um aspeto único de interruptores e não queremos trocar?
  • E quando queremos manter a funcionalidade normal do interruptor e apenas queremos que fique inteligente?

A Solução é bem Simples e Acessível!
A Sonoff é bem conhecida de todos, apesar de ser uma marca que não tem suporte para Home Assistant e por isso eu tenho evitado a integração na minha casa, lançou no mercado o Sonoff MINI, um micro-módulo que é instalado atrás do interruptor e que permite continuar a usar o interruptor de forma convencional, e conecta-lo à internet.


O Sonoff Mini ficará conectado à app Ewelink da Sonoff, e dará informação se a luz está ligada ou desligada e com essa informação poderemos ligar e desligar remotamente, agendar rotinas, colocar sensores de presença, sensores de portas e janelas, etc... O preço é bem acessível e comparando com os Shelly conseguem um preço bem competitivo!
Instalação e Comutação de Escada
Tudo é feito através da ligação do módulo Sonoff Mini ao interruptor, onde o Sonoff Mini ficará a intermediar as ligações e daí saber exatamente sempre o estado da ligação. Nos casos onde existe comutação, ou seja, mais que um interruptor a comandar a mesma luz, basta aquirir um Sonoff Mini.
Sonoff Mini liga-se ao Wi-Fi de casa, a uma rede de 2.4 GHz e para que funcione convenientemente deverá ser garantido o sinal wifi junto ao interruptor.


Ligado ao Google Assistant e à Alexa
Para os que usam as assistentes virtuais Google Assistant e Alexa, poderão usar a ligação do skill "Ewelink" e comandar todas as luzes e grupos de luzes por voz!

Na Minha Casa Digital
No meu cenario encomendei alguns Sonoff Mini para ligar as luzes que faltam tornar inteligentes, encomendei via Aliexpress, no link abaixo via Espanha, à data de hoje existe também via França.
No caso, vou retirar o Sonoff que tenho na armadura da Cozinha que instalei neste video, e vou instalar um Sonoff Mini, continuarei com a inteligência, mas ganharei acesso ao botão físico que hoje não posso usar. Vou tornar ainda inteligentes os interruptores da zona onde seco a roupa, bem como uma luz junto aos armários, a luz de apoio ao espelho do WC... Por isso contem com um vídeo para breve!

Onde Comprar o Sonoff Mini?
Sensores de Portas e Janelas: http://s.click.aliexpress.com/e/_sDNRQx
Sensores de Presença: http://s.click.aliexpress.com/e/_sUr5Gr

Update:
A Tuya também já lançou o mesmo módulo Mini! Recomendo a quem já tenha ecossistema Tuya!
Link para compra: http://bit.ly/Tuya2way



Instalação e Interruptores Compatíveis

Comutação





11 comentários:

  1. Ricardo,
    Obrigado pelo post!
    Este módulo também permite trabalhar com os comuns Interruptores de estore?
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Aguardamos pelo vídeo da instalação �� obrigado

    ResponderEliminar
  3. O problema dos sonoff (e outros quiçá) é que precisam dos 3 fios e normalmente os interruptores de parede só têm 2 fios e por isso escusam de comprar que não funcionam se não tiverem os 3 fios nas caixas dos interruptores)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O neutro passa a direito na caixa!!! Só é cortado pelo interruptor a fase!!

      Eliminar
    2. Sim, todos os interruptores só têm 2 fios conectados, porque na prática um interruptor só serve para cortar o circuito. O Neutro (normalmente o azul) estará lá na caixa disponivel para puxar através de um Ligador para o aparelho. Não é necessário ser electricista para fazer esta ligação, apenas algum cuidado. Se formos a pensar assim, então ninguém comparia nada.

      Eliminar
  4. Caro Carlos, não percebi nada do que disseste lol De qualquer forma conto a minha experiência pessoal: comprei um interruptor Sonoff e não funcionava pois só tinha 2 fios ao invés dos 3 necessários. Depois disso aproveitei que o meu electricista teve de ir lá a casa por causa de outra coisa e ele passou-me o 3º fio (neutro?) de outra caixa até à caixa daquele interruptor

    ResponderEliminar
  5. Caro Ricardo,
    esta solução trabalha apenas internamente na nossa rede WIFI ou é necessário ligar a uma cloud para que a app funcione?
    Preocupa-me a segurança destas coisas...
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Viva Ricardo,
    Fiquei com uma dúvida acerca deste interruptor, é possível que o interruptor fisico estaja desligado e ligar a luz pelo wifi?

    Cumprimentos,
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, funcionará tanto por Wi-fi como através do interruptor. O interruptor funciona como se nada estivesse lá. A vantagem é que depois, seja qual for a posição do interuptor, também o podemos ligar/desligar pelo tlm.

      Eliminar