Análise: Smartphone Yotaphone 2 (com dois ecrãs)


Estou bastante contente por vos trazer este smartphone à AMCD, ultimamente os smartphones pouca inovação trazem, ou tem ecrã melhor, mais RAM, mais ROM, melhor CPU/GPU, mas andam todos à volta do mesmo.

Este Yotaphone 2 que trago não será top de gama, mas tem uma característica que o torna único, que é ter 2 ecrãs, o frontal que é "normal" e o traseiro em e-ink. Portanto já temos a questão de ter 2 ecrãs, e depois temos o ecrã extra que está sempre ligado e em termos de consumo não consome qualquer coisa.

Vamos então para o unboxing e análise.

Unboxing






O smartphone vem muito bem embalado com os acessórios divididos e bem guardados.
Além do smartphone, podemos contar com o carregador (que pode funcionar a 5V/9V ou 12V), cabo USB -> microUSB, peça para podermos colocar o nanoSIM e auriculares (com vários acessórios de silicone para melhor adaptar ao ouvido).
Passando para o smartphone, temos então na parte frontal um ecrã de 5 polegadas. em cima temos camera, sensor proximidade e auscultador, em baixo não temos botões físicos apenas a borda a fazer concordância com a borda superior.
Por baixo temos a saida de som, microfone e microUSB.
De lado temos o botão de energia e o botão de volume, que retirando é o local onde temos para colocar o nanoSIM, achei interessante o aproveitamento do botão para fazer de tampa do local onde meter o nanoSIM. Em cima temos entrada 3.5mm para audio.
Por trás temos um formato convexo, com acabamento mate, com o ecrã de 4.7 polegadas e-ink, flash e camera por cima do ecrã, e indicação da marca por baixo.






Utilização


Inicialmente o Yotaphone vinha com Android 4.4, mas é relativamente simples passar para Android 5.0 se assim o pretenderem. Temos assim cerca de 22GB livres para se colocar o que for preciso. O ecrã tem cores vivas e suporta até 10 dedos ao mesmo tempo.

Quanto à utilização, o smartphone mostra-se bastante fluído, apenas se nota mais lentidão se estiverem a fazer várias tarefas ao mesmo tempo.
Nas tarefas menos exigentes não há nada a apontar.

O smarphone apresenta um interface gráfico bastante simples e stock.


Quanto ao ecrã traseiro, os menus principais são configuráveis pelo ecrã normal, neste ponto é possivel configurar muita coisa.
Também existe aplicações que apenas ficam ativadas no ecrã com e-ink.




Camera


Tendo em conta o preço do smartphone, quer a camera traseira, quer a frontal tem um comportamento muito bom, foi um ponto que me surpreendeu pela positiva.




Bateria


No que toca à bateria, podem contar com um dia de bateria e no máximo 2 dias. Claro que se se conseguir aproveitar mais o ecrã traseiro, pode-se aumentar a bateria, no entanto é complicado utilizar apenas esse ecrã para tudo.



Conetividade


Aqui parece-me que o chipset ou antena interna não será tão boa.


Benchmarks


Neste ponto os resultados são bons, mas não tão bons como smartphones com especificações de CPU e GPU bem mais atuais.

3D Mark


A1 SD





Antutu


Geekbench 4


Vellamo




Pontos Positivos


- Ecrã duplo;
- Bateria;
- Camera.

Pontos Negativos


- Atualização manual de Android;
- Conetividade não é tão forte como em smartphones mais recentes.

Conclusão




É verdade que não estamos a olhar para um topo gama, temos um Snapdragon 801 e Adreno 330, o android base é 4.4, mas é possível passar para 5.0 oficial. Temos 2GB RAM, 32GB ROM.
Aqui o que faz mesmo sobressair é o ecrã traseiro em e-ink, que é independente do frontal, com aplicações especificas, mas também pode espelhar o que estamos a ver no ecrã frontal, passando a gastar menos bateria. Além de que ao sol é perfeitamente legível, ao contrario dos ecrãs habituais de smartphone.
Para já estou a gostar bastante da experiência. Claro que passando do Vernee Mars ou Vernee Apollo Lite, por vezes nota-se que é um pouco mais lento, mas em utilização normal, sem ser muito intensiva porta-se muito bem.
Não nos podemos esquecer também que estamos a olhar para um smartphone na gama dos 120€

Onde Comprar: Banggood

3 comentários:

  1. Já à algum tempo que namoro este tlm. No Gearbest está a 104.14€ em stock no armazém HK-2. Via Standart Shipping não ficará na alfândega, certo?

    ResponderEliminar
  2. Sim standard shipping - local Direct express

    ResponderEliminar
  3. É um bom terminal, no entanto o Ggoogle Lollipop é uma boa porcaria, não só neste telefone mas em quase todos os terminais que existem, a Yota lançou várias versões Beta do Marshmallow, no entanto tem bugs no que toca ao ecrã EPD, o lançamento final deve estar para breve, uma vez que a ultima beta já tem mais de um mês,... Sobre a velocidade da rede, eu tenho NOS WTF, também sou do Porto, e obtive velocidades de 50Mbits de Download e 20 Mbits de Upload, presumo que tenhas um problema no radio, uma vez que fizeste o update para a versão Lollipop e não deves ter utilizado o rádio correcto do teu modelo.

    ResponderEliminar