Casa Xiaomi: Uma Luz LED de Tecto Inteligente!

As típicas armaduras com lâmpadas fluorescentes fazem parte da minha infância, a luz fria da cozinha e que não tinha consumos muito elevados... Nas casas atuais, tudo tem tecto falso e luzes led embutidas, contudo existem casas sem fim que precisam de dar o salto para led, e ao fazer essa mudança porque não colocar uma inteligente?

A Necessidade
Foi o que eu fiz no meu estúdio, não tinha luz instalada naquela divisão, pois ao contrário do que muitos possam pensar o meu estúdio está integrado num armazém / arrecadação, onde guardo os carros e algumas tralhas. Todo o armazém estava iluminado, com a excepção do canto, e sempre que ia para o estúdio era necessário ligar as 6 luzes de armadura fluorescente para ter luz naquela divisão, ou então ligar as softboxes que consomem 135 watts cada lâmpada!

Resolvi o problema colocando uma Armadura Led Yeelight da Xiaomi, criei uma alimentação independente para esta luz, que pode ser alimentada por um simples cabo de energia tipo candeeiro, a calha que leva o fio não ficou especialmente bonita, mas tendo em conta que estamos a falar de ambiente de estúdio o mais importante é que não apareça nos vídeos e não aparece!


Como Aplicar?
Eu sou um maçarico na bricolage, admito que melhorei muito nos últimos anos, mas a verdade é que bastou 2 furos no tecto, duas buchas e dois parafusos de 6mm e aplica-se a base, passa o cabo elétrico que nem precisa de aparafusar, pois tem conectores rápidos, basta pressionar e ligar os cabos. Depois é pegar na lâmpada propriamente dita e encaixa-la na base, tem umas patilhas laterais com cola que permitem encaixar de modo simples e rápido. Em 8 minutos ficou instalado.

Como Funciona?
A luz pode ser comandada por um interruptor normal de parede, que ora corta ou alimenta a lâmpada LED, no meu caso não tive a necessidade de andar a passar mais cabos!
Um interruptor sem fios de duas teclas à entrada da porta principal do estúdio, consigo executar 3 opções:

  • Tecla Direita: Liga / Desliga a Luz de Tecto do Estúdio
  • Tecla Esquerda: Liga / Desliga uma Fita de Led
  • 2 Teclas em simultâneo: Ativa o Alarme do Estúdio
Em conjunto com a Yeelight de tecto, vem incluído um controle remoto bluetooth que permite ligar e desligar, gerir a intensidade da Luz e ainda alternar entre vários tipos de temperatura de luz, mais quente ou mais fria. Esse fica ao pé de mim na secretária, e assim posso colocar sempre a luz ao meu gosto.
Automação
Ainda pode ser gerida na app Mi Home, para tal basta adicionar na app nos primeiros minutos após ligar a luz e adiciona-la à rede wi-fi, e assim esta irá integrar com toda a automação que temos vindo a falar em artigos anterior, desde o interruptor duplo que falo acima, como sensores de presença, condições horárias, grupos de lâmpadas, criação de ambientes predefinidos, etc... é um sem fim de opções. 
Pode ser ainda gerida na app Yeeligth, integrada para desligar com a Mi Band 2 logo que adormecer e mais um monte de opções semelhantes à Mi Home!

Dicas
Para emparelhar o controle remoto, temos de ligar a Luz e de seguida em zona de alcance bluetooth pressionar a tecla "OFF" e a tecla "M" ao mesmo tempo, o indicador começará a piscar, larga-se os botões, quando voltar a piscar, estará em emparelhado.
Para fazer "reset" à lâmpada, por vezes faz sentido caso se mude de rede wi-fi, basta ligar e desligar a corrente 5 vezes seguidas com 1 segundo de intervalo por cada vez, à quinta vez a luz comerá a piscar validando o "reset".

Gateway Bluetooh
A par com o Candeeiro de Mesa RGB Bluetooth e Wi-Fi da Xiaomi, esta Yeelight de Teto permite também ser o Gateway Bluetooth ou BLE Gateway, logo permite comunicar com o Higrómetro com Visor da Xiaomi.

Onde Comprar?
Gearbest - Armazém Europeu: https://goo.gl/oUKPve

Mi Home - Screenshots








1 comentário:

  1. A Xiaomi possui sensores de fumo?

    Era interessante a análise a um sensor que possa enviar notificações para o smartphone quando não nos encontramos em casa. Posteriormente através de uma câmara (no sensor ou independente) poderíamos verificar se se trata efectivamente de incêndio ou um cozido que correu mal.

    ResponderEliminar