Automatizar os estores de casa, sem mudar interruptores originais


Já há uma solução para quem não quer trocar os interruptores de estores elétricos originais, mas ainda assim quer tornar os estores inteligentes e autónomos.


Após praticamente um ano ausente do blog, volto com um tema que certamente interessa a muita gente, principalmente numa fase em que o acesso a esta tecnologia é cada vez mais acessível e mais user-friendly.

O Cenário

Vivo num apartamento relativamente recente que está equipado com estores elétricos, que por sua vez são térmicos. A minha cozinha e sala estão viradas para poente e os quartos para nascente.
No verão, após a hora do almoço e até ao pôr-do-sol, o sol incide directamente nas janelas da cozinha e da sala, o que faz com que, ao chegar a casa a sala e a cozinha estejam demasiado quentes e nem sempre a abertura das janela arrefece as divisões de forma a tornar a temperatura interior mais confortável. A solução seria deixar os estores em baixo ao sair de casa para ir trabalhar e abrir só ao chegar a casa. Por outro lado deixar uma casa completamente fechada todo o dia, também não é o ideal. Já no inverno, interessava que durante as horas de sol, os estores se mantivessem abertos e fechassem depois de o sol se pôr, de forma a manter a casa mais quente.

A Automação

Quando comecei a pesquisar soluções para automatizar os estores, aquilo que ia encontrando, apesar de serem bons produtos, andava á volta dos 60€/cada e tendo eu  6 estores para automatizar levou-me a pensar duas vezes se valeria a pena o investimento mas, como estou sempre á procura de novidades nesta área, encontrei uns interruptores da Tuya, que achei serem a solução ideal para mim, pois a relação qualide/funcionalidades/preço é excelente.

Após encomendar um para a sala, fiquei contente com as funcionalidades que estava preparado para mandar vir para todos os estores. Para a sala encomendei 2 Tuya uma vez que na sala possuo uma tomada separada para cada estore.



O Problema

Se na sala, instalar os interruptores Tuya, foi "ouro sobre azul" o mesmo já não pude dizer das outras divisões.



Como podem ver na foto, nos quartos e cozinha, os espelhos (EFAPEL) são duplos, ou seja, o espelho do interruptor dos estores é o mesmo dos interruptores das luzes e o problema estava aqui. A solução passava por trocar o espelho duplo por dois individuais, o que aumentaria o custo da alteração e ainda assim, provavelmente não iriam caber dois espelhos individuais um ao lado do outro, ou então optar por cortar o espelho de modo a que conseguisse encostar o novo ao lado, o que estéticamente poderia não ser viável e mesmo assim seria obrigado a abrir um pouco mais o orificio da parede para encaixar o novo interruptor.

A Solução

Recentemente acabei por encontrar a solução. Os módulos Loratap (Tuya) que aproveitam a instalação já existente tornando-a mais inteligente, sem ter alterar a estrutura das tomadas. A ligação é fácil de executar [Ver video tutorial] e o manual de fácil compreensão.



O seu funcionamento é exatamente igual aos que já tinha instalado na sala e funcionam tanto com a app Smart Life, como com a Tuya.

Depois de termos tudo configurado, podemos definir horários de abertura e fecho, e podemos definir automações apartir da aplicação, como por exemplo:

  • Fechar estores á hora do pôr-do-dol
  • Abrir 10% dos estores do(s) quarto(s) a uma hora definida (ex. 07h00)
  • Fechar todos os estores se estiver um dia chuvoso
  • Fechar/Abrir estores automaticamente ao sair/chegar a casa
  • Definir ações personalizadas (ex. abrir e fechar todos os estores com um botão)
  • Etc
Não esquecer que também podemos associar os estores ao Google Home, Alexa, etc de forma a controlar por vozes ou criar outras rotinas.

Video da instalação do módulo Loratap (Tuya)


Links:

Módulo Wi-fi Loratap    - http://bit.ly/38gtH7L

Interruptores Wi-fi Tuya - http://bit.ly/2SyppCn 








15 comentários:

  1. Amigo, obrigado pelo post.
    Existe algum módulo destes para o portão de garagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possivel, como vivo em apartamento, nunca procurei, mas o Ricardo Azevedo já fez em tempos a instalação de um sistema desses no portão da garagem dele.

      Eliminar
    2. #Aliexpress € 18,03 23%de desconto | Yobang tuya segurança wi fi inteligente abridor de porta da garagem controlador com alexa google app controle remoto garagem abrir fechar monitor
      https://a.aliexpress.com/_sYc2Oa

      Eliminar
  2. Ricardo, pq esses e não os shelly 2,5?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso, apenas porque foram os primeiros que encontrei, e achei o preço em conta. Alem de que trabalha com Smart-life onde já tenho outros dispositivos.

      Eliminar
  3. Obrigado pela partilha. Estes módulos funcionam com os botões físicos que clicamos e ficam nessa posição?
    Os meus não são de pressão, ao se clicar, eles prendem a os estores vão fazendo o movimento até ao final ou até se desprender o botão.
    Também são da Portuguesa Efapel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possivel que funcione igual, mas por acaso não estou a ver como são esses interruptores.

      Eliminar
  4. Bom dia. Não é mesmo possível parar os estores nos interruptores? Carregando novamente ou de outra forma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não. É nisso que ganham os interruptores tuya. Estes módulos acabam por ser uma alternativa de automação, sem ter que fazer muita bricolage nos interruptores já existentes. E mesmo assim acho que o funcionamento deles vai depender muito do tipo de interruptor instalado. Pessoalmente preferia ter tudo como tenho na sala.

      Eliminar
    2. A versão V2 já permite parar a meio.
      https://pt.aliexpress.com/item/4000424450915.html

      A minha duvida é o que acontece se o interruptor estiver accionado numa posição e a aplicação der ordem contraria.

      Eliminar
    3. deve-se usar esse modulos com interruptores de estores que voltem sempre a posição anterior não os que ficam sempre ligados

      Eliminar
  5. Estou a usar vários módulos destes em casa mas todos com o Tasmota para estarem ligados ao OpenHab.

    ResponderEliminar
  6. Caro Roberto,
    tudo isto funciona apenas dentro da rede WIFI de casa ou é necessário registar e recorrer a uma cloud externa para a aplicação funcionar?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, Vou tentar isto! Mas aproveito o Post para pedir uma ajuda! Comprei o seguinte equipamento : Blitzwolf BW-SS3 , mas acontece-me o seguinte quando faço a instalação as luzes piscam e não ficam fixas. Alguma ideia como resolver a questão? Obrigado

    ResponderEliminar