Nova Minix Neo Z83-4 (Mais detalhes)

Numa noticia que publiquei hoje, coloquei informação sobre a nova box da Minix. No entanto agora vou deixar um post um pouco mais detalhado com informação oficial.





Assim sendo a Minix escolheu a IFA em Berlim para fazer o lançamento do seu novo mini PC Intel Cherry Trail (Intel X5-Z8300 [64-bit]) que corre Windows 10 OS (64-bit) – MINIX NEO Z83-4.

O objectivo da NEO Z83-4 é o de proporcionar um mini PC com um design e perfomances premium, que permita ter um computador pequeno para trabalhar, jogar e entretenimento.
Foi dada bastante importancia ao arrefecimento da box sem recorrer a uma ventoinha e mesmo assim conseguir manter boa velocidade sem subir muito a temperatura. Além disso requer menos 80% de energia de um PC convencional.



Como foi indicado vem um um eMMC (5.0) de 32GB da Samsung, assim como 4GB RAM DDR2L e Window 10 Home (64 bit), pronta a ser utilizada mal chega a casa.
Para o Wifi conta com Dual-band ac e tem ethernet gigabit.
Além disso tem possibilidade de se ligar a dois monitores através de Mini DP e HDMI, bastante útil para aproveitar para produtividade e não só.
Vai conseguir reproduzir conteúdo 4K até 30fps.




Algumas funcionalidades que podem ser ativadas na BIOS (que não são muito comuns noutros mini PC's do género:
- Suporte para headphones da Apple/Nokia/Samsung para audio in e out;
- Suporte a Wake-on-Lan;
- Suporte para voltar a ligar depois de alguma falha de energia;
- Agendar para o mini PC se ligar;
Como podem ver são opções bem interessantes para quem pretende também utilizar um aparelho destes como servidor de baixo consumo.

Além disso podem contar com uma porta USB 3.0 que pode carregar telemóveis mesmo com o mini PC desligado.

O preço de venda deverá ser 169,90€ (e estará disponível a partir de 16 de Setembro) o que poderá parecer muito para alguns, por saberem que existem boxes Windows com preços mais baixos com o mesmo CPU e GPU, aqui o que não podemos esquecer é a qualidade da Minix, além de que o Windows 10 que vem instalado é 100% garantido ser genuíno (algo que não se pode confirmar a 100% em alguns mini PC semelhantes).



Desde o meu primeiro aparelho mediacenter, a pen Minix Neo G4, posterior upgrade para formato de box com a Minix Neo X8-H, experimentando a Minix Neo Z64, novo upgrade para S905, com a Minix Neo U1 e continuando a explorando a minha atual Minix NGC-1, sempre fiquei rendido à qualidade Minix e no meu caso sempre aceitei que pela qualidade e suporte que a Minix dá, vale bem a pena juntar mais uns trocos e apostar nesta marca. Portanto nisso podem ter certeza que a Minix Neo Z83-4 irá manter a qualidade e melhorar em alguns pontos.

Vão ficar rendidos a esta box?

Eu faço anos este mês e a Minix vai lançar a box a 16 de Setembro, adivinham qual vai ser a prenda deles para mim? ;)

27 comentários:

  1. Continuam a equipar com HDMI 1.4???!!! É um passo atrás...

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos, a porta Mini DP não devia reproduzir 4K até 60fps? Os 30fps costuma ser na porta HDMI. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece, mas como não tenho TV 4K não tenho como testar.

      Eliminar
  3. Há alguma maneira de saber qual a capacidade máxima que podemos utilizar no cartão micro sd?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta ver aqui: http://minix.com.hk/en/products/neo-z83-4
      Ou perguntar no fórum deles: http://www.minixforum.com/

      Eliminar
  4. Obrigado Carlos. No site da Minix já tinha visto que nem sequer tem informam que tem entrada micro sd, apenas sabemos pelas fotos. Vi um site que indica 128 GB e outro 64 GB. Vou tentar o fórum. Entretanto já contactei várias lojas e ainda ninguém sabe quando vai estar disponível para venda.

    ResponderEliminar
  5. é tudo uma treta de boxs após comprar MIII-G que supostamente funcionava ok so deu problemas e após factory reset nunca mais funcionou. Feito bur... fui comprar uma mais cara que supostamente seria bem melhor e não daria os problemas da outra afinal (os comandos da propria marca minix não funcionam deviadamente (A2 light) e agora após 2 ou 3 semanas de utilização a box não liga fica sempre com a luz verde ligada... Mas que porca... de hardware é este destas boxs.... ainda bem que são todas muito boas ou então eu sou um azarado do caraças....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que deves ter tido algum azar. Mas compraste esta Z83 e também tens problemas?

      Eliminar
  6. A z83 tem um problema (não é a box directamente mas esta sofre de algo relacionado com isto) a meu ver grave. Que está relacionado com a possibilidade de um comando funcionar devidamente neste box. O A2 light não funciona devidamente. Apos keymaping (através de ficheiro não do programa usualmente utilizado no kodi pois com este não funciona) lá consegui colocar algumas teclas a fazer o que queria. Mas mesmo assim não é possivel (entre outras coisas) fazer o ON/off com o comando e isto leva depois a uma seria de problemas. Por exemplo se o sistema entra em sleep mode depois não reenicia e só desligado o sistema da corrente. Mas isto também tem os seus problemas e pode levar a corromper ficheiros e a arruinar com a box como me aconteceu.

    Em relação ao comando tinha um bem baratinho que em geral funcionava relativamente bem as vezes para a frente e tras saltava um pouco. Decidi comprar o minix A2 light (muito mais caro) o problema é que este funciona bem pior que o outro de marca branca e ainda faz menos que o outro... O que não deixa de ser caricato.

    ResponderEliminar
  7. box completamente avariada apos 2 semanas. Para mais detalhes ver esta página no forum. Penso que este problema poderá estar relacionado com outra que acontecia a z64. Incrivel como desligar a box pode levar a destruição da box.

    Possibilidades
    - Problema de windows que corrompe alguns ficheiros nomeadamente Bios.
    - Update de windows que altera bios durante a actualização (supostamente já teria sido resolvido com a nova bios mas estou na duvida)
    - Simples prolema da Box (não deixa de ser estranho como é que o windows poderá arruinar com hardware) mas emfim...

    http://www.minixforum.com/threads/minix-z83-4-doesnt-turn-on-again.14522/

    ResponderEliminar
  8. O problema talvez possa ser resolvido fazendo o seguinte:

    Because it's not dead! The green LED is there means it's not dead.
    My guess is a BIOS lock-up, but to clear that you need to unplug the CMOS battery inside

    Era possivel mostrares como posso fazer isto com imagens? Vi que tinhas aberto a box para mostrar o interior por isso mostrar isto deve ser facil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só abrires a box, tirando os parafusos que estão debaixo dos pernos de borracha e desligar o conector que está ligado À pilha: https://1.bp.blogspot.com/-FD88mqrI1w4/V9ajegJPTpI/AAAAAAABaxo/1mr7jqP7YNs28UHKAGdNqZxNhdl_8OPzACLcB/s1600/IMG_5836.JPG

      Eliminar
  9. Boas Carlos,
    A mim aconteceu o mesmo, a box não arranca simplesmente nem é detectada na tv.
    Se fizer o procedimento que indicas perco a garantia?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a compraste por cá o melhor é levares à garantia, se foi fora depende de ti, porque o mais simples é mesmo tentar abrir a caixa, no entanto quebrando o selo que existe no lado da caixa, pode ser considerado sim como perca de garantia.

      Mas o Jorge é que deve poder confirmar se funcionou ou não com ele.

      Eliminar
  10. Ok percebi, a minha veio pela Gearbest e chegou há 1 semana, se calhar o melhor é tentar abrir e ver se resulta.
    Obrigado Carlos.

    Cumprimentos
    Carlos Pereira

    ResponderEliminar
  11. Carlos, posso dizer que já experimentei e que pelo menos voltou a arrancar. Não sei é se é necessário fazer mais alguma coisa ou se só com isto fica resolvido?

    Cumps
    Carlos Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em principio será isso.
      Acho que no fórum já existe também uma atualização à bios. não sei se isso previne isto de acontecer mais vezes.

      Eliminar
  12. Já agora alguem sabe como colocar a imagem do tamanho do ecran? ja tentei nas definições as várias resoluções do ecran mas nunca fica bem a imagem! Alguma ideia ou a minha tv não dá mesmo? tv samsung 1080p ligada por cabo hdmi.

    ResponderEliminar
  13. Carlos, sobre a actualização da bios eles referem isto: "Reminder:
    If you're using V1.3 BIOS, please disable the write protection inside the BIOS before proceeding to V1.4 update."

    Isto é o eMMC Write protect que temos de desabilitar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu ainda não fiz, mas é se tiveres a 1.3, eu tenho ideia que a minha ainda deve ser anterior, tenho que validar.

      Eliminar
  14. Boas, na bios não encontro a opção para desabilitar write protection, alguem sabe onde encontrar essa opção?

    Cumprimentos
    Carlos Pereira

    ResponderEliminar
  15. Mas devo atualizar na mesma para a versão 1.4?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dentro das possibilidades as atualizações são para trazer melhorias ou estabilidade ;)

      Eliminar
  16. Boas Carlos,estive a ler a tua a análise a esta box e achei bastante interessante,mas depois de ler estes comentários menos positivos fiquei um pouco atrás...eu tenho um air mouse o Riitek mini i24 e a minha dúvida é se vai reconhecer bem e vou conseguir trabalhar com as teclas todas dele como já faço no PC apesar que algumas teclas não corresponderem ao indicado..obrigado

    ResponderEliminar